5 dicas para blogueiros iniciantes

by - julho 08, 2011


Cada vez mais os adolescentes e até pessoas de 20, 30 ou com muito mais idade entram para a blogsfera, seja para divulgar seu trabalho ou falar do que gostam. Acontece que criar um blog, personalizá-lo e postar não é o mais importante. Eu já publiquei bastante dicas, mas pelo que vejo esqueci de dar dicas para quem é iniciante, então se você criou um blog ou pretende criar um e não quer passar por saia justa, este é o post certo!

Título 

Crie um título diferente e que seja curto. Tem gente que coloca uma frase e isso atrapalha nos resultados do Google, ou seja, seu blog vai demorar a ser o primeiro resultado das pesquisas. Não pegue o título de um blog que já seja popular ou conhecido, ele já está há muito mais tempo que você, e com isso, o nome já está associado à ele. Sempre que pensar em um título pesquise por ele para saber se já existe algum site/ blog com o mesmo, se tiver procure por outro.

O legal de ter um título diferente e único, é que quando pesquisado, apenas ele irá aparecer nos resultados de busca, e claro, você será visto como novo.

Entendimento sobre conteúdos/ imagens que estão na web/ Roubo de identidade

Uma vez uma pessoa pegou uma imagem minha, fui lá falar e a cidadã disse que aquela imagem podia ser usada por ela pois estava nos resultados de imagem do google, isso não é desculpa, é até tolice falar isso.Você não deve usar imagens de ninguém sem autorização, isso dá em processo e a pessoa ainda pode arrancar dinheiro de você por isso.Se eu pesquisar pelo meu nome ou do blog no google, depois colocar em imagens, aparecem imagens sobre mim, sobre o blog, mas não quer dizer que alguém pode pegar, usar e tudo mais. Não se deve usar imagens de qualquer pessoa, tem as imagens fake e as doações, mesmo assim você não pode se passar por ninguém.

O mesmo vale para conteúdos, não pegue nada sem autorização, se curtiu um post de um blog pergunte para o dono se é possível repostar aquilo, não pegue sem mais nem menos.

Como chegar nos outros blogs

Antes de sair por aí jogando seu link por tudo que é lado, vamos organizar o mais importante: seu blog. Pega uns tutoriais pela internet, blog é o que não falta sobre o assunto, personaliza tudo, deixa bem bacana, se não souber fazer e tem certeza que pretende ir mais além, pague por um template exclusivo, vale á pena! Depois de organizar tudo, ai sim, faça amizade, não só com os maiores, mas com os que também estão começando. Selecione os que mais gosta, frequente, fique por dentro, o segredo é ser leitora antes de blogueira. 

Preserve sua identidade

Não saia colocando seu endereço completo, telefone, muito menos fotos comprometedoras, eu sei que no blogger pedem dados como cidade, dentre outros dados que não lembro, não preencha tudo, apenas o essencial, cidade/estado seu nome pode ser até abreviado. Não forneça seu e mail de login muito menos sua senha.

Seja diferente e bem vindo(a)!

Tenha um estilo só seu, mostre seu talento, seja desenhar, escrever, fotografar dentre outros. Não se importe se alguém comentar coisas chatas, exclua e siga em frente sempre! Tem gente que não suporta ver que alguém tem algo de legal para mostrar. Não desista, a menos que perceba que ter um blog não é o que você gosta. Divirta-se, é impossível não rir ou conhecer pessoas legais aqui, e o mais legal é que você se torna uma pessoa mais segura de si, conhece sua verdadeira personalidade e tem inspiração para correr atrás dos seus sonhos. 

São dicas básicas, mas eu acho que pra quem leu com atenção terá utilidade. 

You May Also Like

88 comments

  1. Ai Candy, você faz post tão legais! Sabe eu até que queria colocar um novo nome no meu blog porque existem vários outros com o mesmo nome mas todo nome que acho legal já tem na web, não sei o que faço! Tem alguma dica pra me dar? Queria um nome original! beijos!

    www.rosachiclete-s2.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. aiin adorei as dicas! acho que vou mudar o nome do meu blog.... :) vc é muito oa com dicas! adoro! :)



    vidadegarota-dalva.blogspot.com se puder da uma passadinha? :D

    ResponderExcluir
  3. ótiimo post!
    Perfct Candy!

    Kissus http:///styleteensnews.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Titia Candy voce nao sabe como me ajudou com esse post brigada mesmo pela dicona de coraçao beijos Candy

    ResponderExcluir
  5. Haha ótimas dicas, tão bom ler um texto assim... Que pena que não tive tantas dicas assim que comecei na blogsfera, mais como dizem sempre bom aprender mais e mais e dicas sempre são bem vindas. Beijos Candy =*
    http://justlovethays.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas,eu simplismente amo ser blogueira*-*

    ResponderExcluir
  7. muito bom o post Candy.
    http://uniaothefame.blogspot.com/
    meu blog.
    segueeee? bjusss

    ResponderExcluir
  8. Ttita Candy (adorei, rs).
    Seus posts são incríveis! Continue dividindo a sua sabedoria com a gente.
    Beijos. (:

    webcalcinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. amei as diicas, me inspiro muito em você e na sua criatividade ... amo seus posts e tudo aqui no blog. essas dicas são ótimas para blogueiros iniciantes, pois as primeiras coisas que eles pesquisam assim que fazem um blog, são dicas desse tipo ... parabéns, post muito bom <3

    ResponderExcluir
  10. Ótimas dicas, realmente ajuda quem está começando =D

    misspenelope-teen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Candy você é demais mesmo,hein? As dicas são muito boas, para iniciantes e até para quem já esta muito tempo no blogger. #amoosuasdicasualinda! =3

    Beijinhos,
    bonequinhadeluxo10.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Amei as dicas e quem sabe mudo o meu pra melhor...
    Beijos :*
    http://paraisodemenina.blogspot.com/
    No momento meu blog está efetuando mudanças, então entre daqui a alguns dias !

    ResponderExcluir
  13. ótimas dicas, hoje ficou muito fazer blogs e as vezes conceitos simples são esquecidos, foi bem legal você falar sobre isso.

    www.profanofeminino.com

    ResponderExcluir
  14. Amei as dicas, mesmo já não sendo iniciante é sempre bom aprender mais! Candy parabéns o TT tá cada vez melhor *-*
    Bjoos;
    blogteenagestar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. nossa candy, o que fizeram com o trechy =( ... foi o dominio e a hospedagem foi? 2 dias que tento entrar, vc perdeu muita coisa? to vendo que nao tem seguidores... precisar de mim para qualquer coisa, nao exite em me procurar tah!

    http://laspricih.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. É a Candy, ou é o hacker que fez a barbaridade com o blog dela? Devolve o blog da garota, animal sem coração.

    ResponderExcluir
  17. Oi querida amei as dicas que bom que voltou ja estou seguindo segue de volta?
    http://spaziocandy.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. O trechy teen está tão cute. Mas o melhor disso tudo não é que ele voltou e nem que ele foi embora, e sim que você Mércia, teve capacidade para dar a volta por cima assim como todos imaginávamos. Tem bastante gente do seu lado, até tiveram umas pessoas no twitter que disseram que era bajulação, mas bajulação é diferente de apoio. De qualquer maneira, parabéns, não só por conseguir o TT de volta, mas por mostrar que além de blogueira você é guerreira e corre atrás do que é seu por direito. Tomara que quem fez isso não faça mais para nenhum blog, como você disse, essas pessoas com poder na mão e no teclado deveriam fazer esse tipo de coisas a sites prejudiciais. Muita sorte, tenho certeza de que você vai conseguir reconstruir o Trechy Teen, e saiba que todo apoio que precisar: sua família vai te dar, e nós leitores também e garanto que todos estão ao seu lado nessa fase do TT, :)

    ResponderExcluir
  19. Ai Candy que bom que recriou (: Já estou seguindo aqui, beezos :*

    www.caprichando.com

    ResponderExcluir
  20. adorei as dicas! :) beijos

    http://guriadefases.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Obaaaaa Trechy teen devolta \o/\o/\o/\o/!
    amei as dicas candy,eu mudeio o nome do meu blog para apenas teens!


    http://spaceteen-chris.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Seguindo linda *-* Retribui?
    Ainda bem que você voooltou :D
    Bjjs :*

    http://leticiac04.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. awn candy cada vez melhor seu blog awn voltou eeeeeee feliz :D
    visita?
    adocando-blog.blogspot.com eu troquei o nome deo meu blog sabe o candy teen poisé troquei para adoçando!

    ResponderExcluir
  24. Sinto muito pelo seu blog Candy,vou te apoiar sempre!
    Bjs!
    http://nerfetite.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Muito legal as dicas.Me ajudou muito até pq meu blog é novo :D.
    Bjs..
    http://cantinhodamodahotmail.blogpsot.com

    ResponderExcluir
  26. Oba ! Adorei saber que o TT voltou para a BlogsFera, já tava com saudade do meu bloguito preferido (: rs .
    Sem duvidas, eu já to seguindo titia Candy *-* Ótimas dicas <3 Beijos minha diva linda .
    garota-fashiion.tk

    ResponderExcluir
  27. Candy pq o TT esta só com 117 ?
    ele tava com mais de 4.000
    estou assustada D:

    ResponderExcluir
  28. o que aconteceu com o blog esses dias? eu entrava e aparecia que tinha sido excluido

    ResponderExcluir
  29. ótimass dicas florr!!!!!!

    Beijão para vc!!

    http://coisasdemeninasmalu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  30. Aí meu Deus, o que tinha acontecido com o TRECHy, titia Candy??? #Desinformado!!! Mas estou tipo, super-feliz por saber que o TRECHY está de volta!!!!

    http://acessopermitidoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  31. Candy, oooi! Ameei as dicas! Mas aqui, o que aconteceu com o Trechy Teen??? O antigoo?? com mais de 1000 seguidores e tals??

    Tô preocupada!

    http://laara-teen.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  32. aiin candy fizeram aquilo só pra tentar destruir o tt mais garanto q vc ta com varios comments para serem moderados né? bjks babi
    adocando.tk

    ResponderExcluir
  33. Candy minha flor oque ouve? Grassas a Deus voltou pro blogger tava doida com o sumiço do TT ,Muito sucesso nesse recomeço, e quem fez aquilo deve pagar!!! Tudo de bom pra ti continuee sendo essa diva!! Amamos voce!! Adorei o post.

    http://adolescentario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  34. hooy candy é uma pena oq aconteceu no seu blog, mais seja forte, tudo vai dar certo :D
    http://garotadoolharsincero.blogspot.com
    Bjs

    ResponderExcluir
  35. Muito boas as dicas, adorei :D
    Bjs
    neversaynever-believe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Candy,o que aconteceu com seus seguidores,não eram 5000 e poucos,e suas postagens????

    ResponderExcluir
  37. Amei demais as dicas são ótimas e me ajudaram muito.Da uma passadinha lá no meu blog? Beijos!
    www.universoteengirl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  38. Nossa Candy que dicas show, adorei se der passa lá no meu blog ?

    http://perfeitinha-blog.blogspot.com
    http://thaisr-encomendas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  39. Aaah tia candy, vc passou seu blog pra outro dominio, poxa estragou tudo, sem posts, sem seus desenhos q eram ótimos, e agora pouco seguidores, e toda hora que eu venho aqui dá erro :/

    ResponderExcluir
  40. Caaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaandy, oq houve com o TT? O:
    sumiram os posts? o lay? OMG!
    Vai voltar tudo ao normal né?
    beijos ;*

    ResponderExcluir
  41. Ai nenis denada né >< é o Mínimo que eu poderia fazer pelo TT, amo dms esse blog e ele já me ajudou e ainda ajuda muito ♥ foi lamentável o que aconteceu com você e seu blog, prova de que cada dia mais, estamos espostos. Tá lindo aqui ♥ e pode ter certeza que você vai conseguir seus leitores rapidamente de novo *-* qualquer coisa que precisar estou aqui candy http://fashionscream.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  42. candy eu tava no seus parceiro me coloca dnovo?
    nome do blog: Adoçando endereço: http://adocando-blog.blogspot.com/
    obrigado
    bjs,
    Adoçando [WWW]
    Bárbara Anger Encomendas [WWW]
    Fan Page Curti? [WWW]

    ResponderExcluir
  43. Oi Candy, tudo bem flor?
    Dicas boas flor, tô pensando em mudar o nome do blog, mas sei lá, quase 1 ano, causaria impacto, em mim mesma né :/
    Devia ter pensado antes de criar kkk foi na correria.
    Seguindo aqui.
    Bjs
    TDiaryofteens.blogspot.com

    ResponderExcluir
  44. Noossaaa, que susto!!!
    Não estava mais conseguindo entrar no TT...
    estava quase louca...mas conseguii...o q houvee com o antigo? E os 5300 seguidores???
    Responde lá, e se tiver outro avisa...bjs

    http://espacofemininoaqui.blogspot.com

    ResponderExcluir
  45. Candy que com que recuperou o tt e o dominio tbm! amor, o gadget de seguidores não aparece! kkk ou não esta ai naum sei.... ah candy vc podia fazer akele tutorial de comentários num balão igual ao que tinha aqui? sim pq eu tenho lá no meu blog e agora eu quero tirar e num consigo achar o outro código kkkkkkkk abafa! me ajuda.. ou então me manda o link de onde tem igual ao q tinha aki! bjs

    ResponderExcluir
  46. olá Candy, qdo vi que se blog havia sido removido fiquei pensando se vc tinha excluido mas nñ !!
    apoio totalmente sua iniciativa de reconstruir o blog :)
    gostaria mtt de seguir mas vc nñ colocou o gadget de seguidores :/
    bom só qria dizer q admiro mtt seu blog
    bjinhos
    http://cupcakesofcherry.blogspot.com

    ResponderExcluir
  47. Oint candy! o blog ficou lindo denovo... mas no próximo post explica melhor o porquê de ter apagado o gadget de seguidores ok? beijos mil :)
    s2rita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  48. Para mim a parte mais dificil é o nome , ele vai representar o blog ,você tem que ser algo diferente .



    http://www.blogescolhas.tk

    ResponderExcluir
  49. Candy o que ouvi com o Trechi Teen?

    www.fofocasda-web.blogspot.com

    ResponderExcluir
  50. amei as dicas candy, concordo com tudo que você disse!

    www.m-beats.blogspot.com

    ResponderExcluir
  51. Otimas dicas amei, obrigada ;)

    http://suelenfontees.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  52. Ahh a mesma coisa que aconteceu comigo criei meu blog a 4 dias e esta com 13 seguidores *o*

    conectadabr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  53. Adorei as dicas aqui tem sempre oq eu preciso sempre,eu tinha um blog mais desistir dele pois ele nao crescia as pessoas nao liam e so comentava "segue de volta" siga se quizer nao seja obrigado,amei a dica.

    blogsparkfly.blogspot.com

    ResponderExcluir
  54. Ótimas dicas e de suma importância! Gostei muito (:

    ResponderExcluir
  55. adorei as dicas, as dicas me ajudaram muito, obrigada *--*

    http://gneurotica.blogspot.com

    Beijão linda ^^

    ResponderExcluir
  56. Oi Candy, adorei o post ♥ Meu blog é novo, será que você pode passar lá? http://vanitiesofgirl.blogspot.com.br/ muito obrigada, beijos

    ResponderExcluir
  57. Amei seu blog, e essa postagem me ajudou muito!! Mas já tenho o blog á alguns meses, e nunca evoluiu, meu problema nos últimos tempos é ter o que postar, pois estou com cratividade 0!
    =3 Eu também queria fazer parceria com o Trechy Teen...
    Visitem: http://www.merry--heart.blogspot.com.br/
    Beijos. ^^

    ResponderExcluir
  58. Oi Candy♥
    Nossa... AMEI essa dica... tenho o meu blog a 8 meses e ele quase não evoluiu (3 seguidores) mas espero que sua dica maravilhosa funcione comigo! BJO E EU ♥ O SEU BLOG!

    http://www.cutegirlcute.blogspot.com

    ResponderExcluir
  59. Ótimo tutorial, Candy! Tô precisando mesmo de umas dicas. Seu blog é realmente perfeito. Beijos

    ResponderExcluir
  60. amei as dicas meu blog é novo e suas dicas me ajudou bastante,se você puder da uma passadinha no meu blog bjss...
    http://finaefashion.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  61. Nossa , adorei as dicas , você foi muito bem nelas ,amei seu blog , quando entrei nele , nossa , li tudo que tem de postagens , e continuarei sendo uma leitora desse blog , alem de as dicas serem muito uteis , você posta muitas coisas legais , valeu mesmo flor , espero que continue assim e postando cada vez melhor e postando cada vez mais coisas interessantes . beijos

    http://umaperolapreciosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  62. Olá querida amei o seu blog, e esse post me ajudou bastante pois criei um blog recentemente e ainda estou meio perdida no ramo. Bom dá uma passadinha lá no meu blog, e deixa alguma crítica para que eu possa melhorá-lo se quiser seguir esteja à vontade.

    Beijinho,
    http://te-enagers.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  63. Dicas perfeitas, amei, amei amei. A cada post que eu leio eu amo mais ainda esse blog.
    e claro que as dicas são super importantes pra mim, né? ainda bem que esse blog existe...

    ResponderExcluir
  64. Amei o Blog,esse post me ajudou muito!


    Beijos!!
    ajudinhablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  65. Oii, Candy! Adorei seu blog! Super legal e fofo.! Véi, eses dicas foram muito importantes pra mim.. Muito obg'! ^^ Beijão!

    ResponderExcluir
  66. oi, eu achei esse post muito legal
    eu preciso de uma opinião para o layout do meu blog passa lá sereifelizz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  67. Obrigada pelas dicas tenho certeza que ajudaram a crescer com meu blog Obrigada Candy, Beijos Maah...
    www.maah-space.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  68. Ameei demais as dicas!
    Meu blog é leitoraobsessiva.blogspot.com
    Se puder dar uma passada lá e dizer o que achou *-*
    Beeijos Candy!

    ResponderExcluir
  69. Gostaria de Saber se pode passar alguns sites e blogs com belos templates.

    ResponderExcluir
  70. o meu blog é esse aí criei a pouco tempo,me da uma força aí

    ResponderExcluir
  71. http://todasentendeem.blogspot.com.br/ meu blog é esse aii quem quiser da uma passada la será mtt bem recebida ! BJJS

    ResponderExcluir
  72. Olaaaaa trechy teen :) encontrei o teu blog por acaso, quando pesquisava como dar mais interatividade ao blog, e agora venho sempre dar uma espreitadela todos os dias.
    Tenho um blog, mais ou menos com 6 mesinhos de vida, e ao principio queria publicar a bijuteria e outras coisas de tecido que faço, daí o nome Mil Coisas, mas nao tenho tido muito sucesso. Entao decidi por outras coisas para enterter o publico, como passo a passo, dicas de beleza, biblioteca, cartaz cultural, passatempos e muito mais, pra nao ser so um blog de vendas sabes?
    Tenho seguido os teus conselhos, mantenho sempre o blog actualizado, e mesmo assim apenas tenho visualizaçoes. Ninguem interaje e isso deixa me frustrada, pois eu esforço me e nao vejo na de bom em retorno. Gostaria que me ajudasses <3

    milcoisasmv.blogspot.pt

    Beijinhos <3

    ResponderExcluir
  73. Muito bom mesmo gostei das dicas é sempre bom poder ler sobre o assunto ajuda demais!

    ResponderExcluir
  74. Oi Candy!!gostei das dicas e eu queria saber se o nome Mais uma Primavera e muito grande o que você acha?

    ResponderExcluir
  75. Seu nome é Candy Mesmo? -q
    Meu blog: http://nutellaechocolate.blogspot.com/
    - Pegar templates gratis é ruim??

    ResponderExcluir
  76. Adorei as dicas
    http://diariodeumanutricionistaemcrise.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  77. Candy ma se quando vejo uma imagem fake em outro blog é legal pegala?

    ResponderExcluir
  78. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  79. Oi liinda,sou sua fã,amo seu blo e as postagens que você faz..
    Te peço licença e se puder me ajudar a divulgar meu blog,ficarei muito grata e honrada !
    Beiijo Fã n°1

    http://chuvadeglitter12.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  80. Dicas fantásticas! Ajudou muito, sério! Além de que, amo seu blog, é super divo! Um beijo e sucesso *-*
    http://coresdedezembro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  81. Amei suas dicas ! Eu é que sou problemática e n acho um nome mais original p meu blog ! :-(

    ResponderExcluir