Como administrar o primeiro salário

by - janeiro 30, 2013



Nham! É muito bom trabalhar e receber seu primeiro salário, o chato é que tantas coisas vem em nossa mente que se não tivermos cuidado, o dinheiro acaba rapidinho e você passa o mês zerado. Por isso, vou deixar dicas aqui e contar também o que eu fiz com o meu primeiro salário. Logo você pensa: '' veeeelho eu preciso de roupas, maquiagem, quero comer aquele sanduíche, nooossa essa sapatilha tá na promoção, chesus sou rica! '' mas não é bem assim, se você ganha um salario mínimo ou até menos deve ter mais calma e se perguntar sempre: ''eu preciso disso ou quero apenas comprar?'' se você precisa e o preço vale a pena, tudo bem. Quando eu recebi meu primeiro salário a primeira coisa que eu comprei foi uma base, pois a minha já estava acabando e tal, o engraçado é que eu só tinha recebido o adiantamento, nem era o salário maior, e com essa quantia eu fiz a festa, enquanto meus amigos já gastaram de cara.

Acreditam que tinha um vestido numa vitrine que eu passava e paquerava com ele todo dia? Ele custava R$166,00 daí eu tinha o dinheiro mas eu me perguntava se valia a pena, o que aconteceu? Pensei tanto que tiraram da vitrine e eu me esqueci dele, não sinto falta, comprei outras roupas que curti muito e serão mais úteis que ele. O que eu quero dizer com isso é que você deve pensar bastante antes de comprar coisas carérrimas sem motivo, roupas bonitas vão ter em todo lugar, imaginem eu que trabalho em um shopping? TORTURA! O negócio é não ficar gastando à toa.

Tumblr_lqco1ly6mg1qeo03no1_500_large
encontrado em http://love-fashionn.tumblr.com/post/9284201753 
Colaborar em casa é muito importante, sim! O dinheiro é seu, mas se alguém não pagasse a conta de luz da sua casa você não estaria agora no lendo isso, certo? Então dê uma parte para sua mãe, pai ou outra pessoa que more com você para ajudar, outra coisa é guardar uma parte, reserve uns R$200,00  ou R$100,00 todo mês do seu salário e guarde num canto que você não mexa muito, esqueça deles, assim você estará prevenido para alguma precisão, pode investir mais na frente em algo legal e também pode comprar algo que seja mais caro em alguns meses. Já que é o seu primeiro emprego evite sair fazendo cartões de crédito também, pois ainda não é nada firme, vai que você sai do emprego eaí? Como ficam as contas? Empurrar pra papai e mamãe não rola mais, você agora tem responsabilidades, sentiu o impacto? :) 

You May Also Like

22 comments

  1. Adorei o post, Candy.
    Vc disse tudo o que muita gente ta precisando ouvir. Eu não trabalho fora, com carteira assinada e tal, mas bordo ponto cruz, faço convites de aniversário e muitas outras coisas que geram um lucrinho mensal, e mesmo assim eu ainda ajudo em casa. Sempre vou ao hortifrut e compro frutas, legumes, compro coisas que precise dentro de casa e, mesmo que seja pouco, já da uma ajuda né.
    Conheço pessoas muito mais velhas que eu, que trabalham a muito tempo, continuam morando com os pais e não ajudam com nada. Gastam além do que ganham e ficam reclamando que ganham pouco. Pode isso?
    Enfim, espero que muitos que lerem esse post possam mudar um pouco a atitude e pensar melhor com o que estão gastando. Temos que pensar no dia de amanhã.

    ResponderExcluir
  2. Deve ser bem legal hein tia candy, receber o seu 1° salario, tipo você pode comprar o que voce deseja, ajudar em casa, reservar uma graninha para quando estiver realmente precisando, não ficar agoniando seus pais pedindo dinheiro, ainda mais quando ele não tem :/ Então é bem legal ver que com o esforço a gente pode ganhar o nosso dinheirinho rs
    http://perfeitateen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. É tem que pensar assim, já pensou torrou o limite do cartão e foi demitida e agora como vai pagar ? O certo é fazer alguns cálculos, sempre guardar um dinheiro. Adorei as dicas *--*

    beijoos ;*
    garotanadanormal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Pode crer haheahe no meu primeiro salário eu fui NUTZ nas lojas e acabei passando necessidade depois pelo resto do mês... Não façam isso! Se quer algo caro, GUARDA e compra A VISTA. Meu maior medo é comprar algo caro parcelado porque "agora eu posso arcar", e no meio do caminho dar alguma merda e eu sair. Tem que pensar bem antes de qualquer coisa a prazo!

    http://rostodeneve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Gostei Candy, mas eu nao ganha salario nao, mas meu namorado vai começar a trabalhar e vai me dar, e infelizmente eu nao sei nem me controlar. Vou tentar seguir essas dicas, mas nao sei... Tem tanto coisa linda pra comprar nesse mundo ohasoh'

    ResponderExcluir
  6. Primeiro salário é foda,viu. Tenho tantos planos pra o meu que é melhor nem se iludir tanto. kkkk' Bjin'

    ResponderExcluir
  7. Muito bom, eu trabalho desde os 16 anos e com 21 (agora) que realmente comecei a administrar o meu salário antes gastava tudo XD.


    beijos Joseana
    www.cerejadeneve.com

    ResponderExcluir
  8. Legal o post ... Adorei ,

    http://quandochegardezoito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oiê! Sei como é receber o primeiro salário, o primeiro que ganhei com o meu trabalho foi bem menos de um salário mínimo, não gastei nem a metade e depois de alguns meses consegui comprar meu primeiro celular! Depois disso já consegui comprar uma câmera fotográfica que era meu sonho, e mais algumas outras coisinhas.
    Sempre anoto o que vou gastando ao longo do mês para não perder o controle e ficar no vermelho.
    Dizem que antes de comprar devemos nos fazer três perguntas: EU QUERO realmente isso? EU POSSO comprar isso? EU PRECISO disso? Se as respostas das três perguntas forem sim, aí é dar adeus ao dinheiro e dizer "olá" a sua nova aquisição.
    www.petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Amei, as dicas foram 10!
    bjinhos
    www.menina-boba.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Concordo totalmente com você.Eu ainda não trabalho pois não tenho idade suficiente,mas quando eu trabalhar com certeza ajudarei minha família.Acho que não custa nada ajudar a pagar uma luz,ou água,ou até mesmo a própria faculdade.
    Muito bom o post!
    Bjo,bjo

    blogfalaseriooficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. ótima dica
    segue meu blog?
    Beijos

    Senhorita Simpatia

    ResponderExcluir
  13. Acho que quando receber meu primeiro salario não vou conseguir administrar nem um pouco minha grana...
    http://quaseimperfect.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. http://se-liga-menina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Muito legal esse post!!

    www.garotadeestilo.tk

    ResponderExcluir
  16. Estava passeando e encontrei seu blog, achei super bacana, conteúdos que atraem as garotas, parabéns!

    Aproveito e convido para conhecer o meu cantinho quando tiver um tempinho.

    Uma ótima semana pra ti!
    Evelyn Oliveira
    cupcakerock.blogspot.com
    @evelyncmo

    ResponderExcluir
  17. e a mais pura verdade entrei no meu primeiro emprego e sai gastando muito e agora estou pagando as contas vou tomar cuidado de agora em diante e tmb ajudar um super beijo.



    www.levigustavodicas.com

    ResponderExcluir
  18. Adorei o post Candy, sou uma grande fã sua, te acho uma moça muito meiga, educada, inteligente e merece tudo de melhor. Também estou procurando emprego, e é bom saber como administrar meu dinheiro quando eu conseguir um trabalho.

    Beijos e fique com Deus (:

    ResponderExcluir
  19. Meu salário foi bem gasto. Comprei tudo que precisava e ainda tinha sobrado alguns trocados. É bom ir fazendo uma listinha de coisas realmente necessárias.

    blog-milkshakedepimenta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. "chesus, sou rica!" Kkkkkkkkkk! Ri muito!

    Ótimo post!

    ResponderExcluir
  21. Caraca! Estou lendo aqui na net, acerca desse assunto 'poupar' 'salario' 'primeiro emprego'. Estou no meu segundo, e já penso em investir e poupar. Mas lendo seu texto, me vi! Igualzinho o que eu penso, ou já fiz, ou pretendo fazer.
    Igualzinho mesmo! rs

    Parabéns pra nós e nosso senso de responsability! ;)

    Beijão bonita. Conheci agora seu blog e já vou acompanhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom ter gostado, é sim muito importante ter esse senso, salário não é mesada, leve isso pra vida.

      Excluir